Interruptortecnologia
Um frasco com gorjetas que diz "tip"
Fotografia por Sam Dan Truong via Unsplash

Web Monetization: Parte 1 - Configuração

Por Ciaran Edwards(Traduzido por Rute Correia)

O que é o protocolo Web Monetization?

Habitualmente, quando um determinado sítio web não vende coisas, é através de publicidade que faz dinheiro, mas a publicidade pode ser bastante invasiva. O protocolo Web Monetization* propõe-se a resolver essa questão. É um meio seguro, e orientado para a privacidade, de as pessoas conseguirem apoiar criadores de conteúdos, usando o seu navegador web para enviar continuamente pagamentos extremamente reduzidos. Como é um fluxo contínuo de micropagamentos, a quantidade de dinheiro que o sítio recebe depende do tempo que a pessoa lá passe.

*Não traduzimos Web Monetization por ser o nome do protocolo. Em português significa monetização web.

Como é que leitores e apoiantes podem começar a usá-lo?

Atualmente, a única maneira de usar esta tecnologia é através de Coil e, depois, escolher uma das extensões para navegadores web disponíveis* ou usar o navegador móvel Puma (que será, certamente, familiar para qualquer pessoa que use o Firefox). A grande vantagem é que deixa de ser necessário fazer subscrições individuais de cada um dos sítios que se queira apoiar - se estiverem a usar Web Monetization, esse apoio é automático.

*Existem extensões para os navegadores mais populares, nomeadamente Chrome, Firefox, Brave e Edge, entre outros.

Como posso implementá-lo no meu site?

Conseguir uma carteira de pagamentos

A primeira coisa que precisamos é um apontador para pagamentos (payment pointer), que é vagamente parecido com um URL. É esse apontador que diz ao navegador de cada pessoa para onde deve enviar os pagamentos. Para garantir um, temos de criar uma carteira de pagamentos no Uphold ou no GateHub, e ativar a opção de receber pagamentos através da rede Interledger.

💡 Instruções detalhadas sobre como criar a carteira (em inglês)

Receber os pagamentos

Uma vez garantido o apontador de pagamentos, ativar o protocolo Web Monetization não podia ser mais fácil. Basta incluir uma tag <meta> de monetização em qualquer página em que queiramos que seja ativado:

<!DOCTYPE html>
<html>
  <head>
    <meta name="monetization" content="$o_teu_apontador_de_pagamentos" />
  </head>
  <body>
    <!-- O teu conteúdo absolutamente extraordinário -->
  </body>
</html>

Por exemplo, aqui está o nosso:

<meta name="monetization" content="$ilp.uphold.com/nzj2HrUbBDKa" />

E já está! Quando uma pessoa com subscrição Coil e Web Monetization ativado chegar ao site, começam os micropagamentos. O próximo passo é verificar se está, de facto, ligado e preparar o sítio web para reagir a isso. Mas isso fica para a próxima publicação.